Pular para o conteúdo

ATENÇÃO: Confira a lista de beneficiários do Bolsa Família que receberão a visita do CRAS


    Publicidade


    Publicidade

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que é o responsável pelo gerenciamento do novo Programa Bolsa Família, começou no início desse ano um grande processo de averiguação cadastral entre os mais de 21 milhões de beneficiários do programa de transferência de renda.

    Por conta disso, verificações constantes estão sendo realizadas nas informações que os próprios beneficiários repassaram para o Cadastro Único (CadÚnico) no momento da inscrição no programa, e se foram encontradas suspeitas de irregularidades, os beneficiários acabam bloqueados e são convocados para atualizar seus dados e comprovar que atendem as regras e exigências do programa.

    Beneficiários do Bolsa Família que receberão a visita do CRAS

    No entanto, em meio a esse processo de averiguação, há um grupo de famílias que também estão recebendo em suas casas visitas de funcionários e representantes das prefeituras ou dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Essas visitas foram anunciadas pelo ministro do Bolsa Família, Wellington Dias, em março, fazendo muitos beneficiários se perguntarem quem serão as famílias contempladas.

    Por conta disso, é importante destacar que não serão todos os beneficiários do programa de transferência de renda que receberão essas visitas, e nem há um grupo específico determinado pelo número final do Número de Inscrição Social (NIS), por exemplo. Isso porque não há um número suficiente de funcionários nos CRAS para visitar todas as 21 milhões de famílias do programa.

    Por isso, o Ministério do Desenvolvimento Social irá priorizar dois grupos de beneficiários para receberem as visitas em casa. Os primeiros, serão os beneficiários que moram em locais muito afastados e de difícil acesso, situação que prejudica que essas famílias consigam sair de casa para ir ao CRAS realizar o processo de atualização, motivo pelo qual poderão realiza-las sem sair de casa.

    Já o segundo grupo de beneficiários do Bolsa Família que receberá em casa as visitas dos funcionários dos CRAS será aquele formado por famílias que apresentaram grandes suspeitas de irregularidades em seu cadastro. Nesse caso, o governo federal irá fazer cruzamentos de dados para verificar a situação das famílias, e se grandes suspeitas forem encontradas, será solicitado aos municípios uma visita a família suspeita.

    Ou seja, de modo geral, não é possível saber exatamente quais os beneficiários do programa que receberão as visitas dos funcionários do CRAS, mas é possível ter uma noção básica de quais os grupos de famílias tem a maior chance de receber essas visitas em casa. Em todo caso, a recomendação é sempre solicitar a identificação desses funcionários e recebe-los bem, respondendo todos os questionamentos.

    Atualização do Bolsa Família

    No entanto, é necessário que todos os beneficiários do novo programa Bolsa Família estejam atentos as mensagens apresentadas no aplicativo oficial do programa ou as mensagens que recebem no extrato, no momento que vão receber o benefício. Isso porque é através dessas mensagens que o governo federal irá convocar as famílias para atualização.

    Após a convocação, há um período no qual o responsável pela família deve comparecer ao CRAS para atualizar seus dados e comprovar que atende a todas as regras e exigências, e se esse prazo passar sem que a atualização seja realizada, a família pode ser bloqueada ou até cancelada. Ou seja, nenhum beneficiário convocado para atualização deve ficar aguardando a visita em casa, para evitar perder o prazo.

    Por fim, vale lembrar que no CRAS, ou na área responsável pelo Bolsa Família na prefeitura do município, será preciso apresentar documentos de identificação pessoal de todos os integrantes do grupo familiar e comprovantes de renda e residência atualizados. Além disso, carteiras de vacinação dos menores de idade e atestados de frequência escolar também podem ser solicitados.

     

    Fonte:

    Carregando a Página

    0