Publicidade
Publicidade
A nova parcela do Bolsa Família começou a ser liberada na última segunda-feira, 20 de março, para os inscritos com NIS final 1. Neste mês, a folha de pagamento vai beneficiar 21,19 milhões de famílias aprovadas para receber o valor médio de R$ 670.
Além do benefício básico, o público do programa social vai receber em março um valor extra: o adicional de R$ 150 para crianças de até 6 anos, chamado Benefício Primeira Infância.
Neste mês, o governo anunciou também o cancelamento de 1,32 milhão de benefícios do Bolsa Família, por motivos de inconsistências cadastrais, desatualização de dados por mais de 24 meses ou pelo fim da regra de emancipação.
Bolsa Família tem novo aplicativo
Com o fim do Auxílio Brasil, as formas de consulta do programa foram atualizadas com o lançamento do aplicativo do Bolsa Família. A nova versão do app é desenvolvida pela Caixa Econômica Federal e traz diversos serviços relacionados ao benefício social, como consulta ao extrato, calendário de pagamento e situação do benefício.
No novo app, o beneficiário pode fazer a consulta do Bolsa Família com CPF e senha do Caixa Tem ou então com a senha usada nos aplicativos Bolsa Família, FGTS e Caixa Trabalhador. Ao fazer login, a família vai encontrar a parcela liberada, bloqueada na conta ou pendente de finalização. Veja o que cada um significa:
- Parcela liberada (ícone verde): benefício disponível para saque a partir da data indicada no calendário de pagamento;
- Parcela bloqueada (ícone amarelo): pagamento bloqueado, procure o Gestor do Bolsa Família do seu município para mais informações;
- Parcela enviada para crédito (ícone azul escuro): benefício está em processo de crédito em conta. Verifique na conta em que você recebe se os valores já foram creditados;
- Parcela cancelada (ícone vermelho): procure o Gestor do Bolsa Família do seu município para mais informações;
- Parcela paga (ícone cinza): pagamento atual já foi realizado, confira no calendário a data da próxima parcela;
- Parcela pendente (ícone azul claro): valor pendente devido a saque sem a finalização. Aguarde regularização ou procure uma agência da Caixa.
Caso o Bolsa Família esteja com mensagem de pendente de finalização o beneficiário poderá aguardar alguns dias até que o pagamento volte a ser regularizado ou então procurar uma agência da Caixa com documento pessoal para liberar o saque do benefício.
O governo federal já divulgou as datas de pagamento para beneficiários do Bolsa Família em 2023. Para saber o dia em que o benefício cai na conta bancária, a família deve verificar o último dígito do seu Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão. Sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês, a Caixa fará os pagamentos, um dia para cada NIS correspondente.
Como resolver o Bolsa Família com parcela pendente de finalização?
O erro indica que o valor está pendente devido a saque sem finalização. Para resolver o beneficiário poderá aguardar alguns dias até que o pagamento volte a ser regularizado ou então procurar uma agência da Caixa com documento pessoal para liberar o saque do benefício.
Fonte: Caroline Pieczarka / acheconcursos.com