Publicidade
Cerca de 263 mil famílias do Auxílio Brasil começaram outubro com dados desatualizados do CadÚnico (Cadastro Único) e têm até esta sexta-feira (14) para corrigir as informações. Se eles não cumprirem o prazo, seus benefícios serão impedidos de serem sacados em novembro, diz o Departamento de Cidadania.
Mais de 1,4 milhão de famílias cadastradas no cadastro unitário foram convocadas para fiscalização cadastral, segundo o governo, sendo 757 mil beneficiárias do Auxílio Brasil.
Os dados são verificados anualmente pelo governo federal. As famílias com informações desatualizadas serão solicitadas a corrigir a situação por meio de uma declaração de benefício ou conta de serviços públicos. De acordo com as regras do programa, os dados devem ser atualizados a cada dois anos.
A atualização também é obrigatória se houver mudança de endereço ou telefone do beneficiário, mudança de renda mensal ou estado civil, nascimento, adoção ou falecimento de um familiar.
Caso a família não atualize os dados por mais de quatro anos, seu conjunto de dados poderá ser excluído do CadÚnico.
Cheque se os dados estão corretos
O beneficiário pode acessar o aplicativo Cadastro Único para verificar sua situação cadastral. O download do Android está disponível no Google Play. Para dispositivos iOS, acesse a Apple Store.
Se todos os dados estiverem corretos, basta confirmar a atualização pelo próprio aplicativo. Se você precisar alterar os dados, deverá entrar em contato com um centro de serviço de programa social na comunidade. Confira os endereços aqui.
O Responsável da Unidade Familiar (FR) deve trazer o CPF ou título de eleitor e pelo menos um documento para cada pessoa da família, incluindo:
- RG;
- CPF;
- Título de eleitor;
- Carteira de trabalho;
- Certidão de casamento;
- Certidão de nascimento;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), se a pessoa for indígena.
Até dezembro deste ano, todas as famílias regularmente cadastradas no Cadastro Único e que atendam aos critérios de elegibilidade para o Auxílio Brasil receberão pelo menos R$ 600 por mês. Mais de 21,1 milhões de famílias serão atendidas neste mês.
Pagamento do Auxílio Brasil
O pagamento do Auxílio Brasil em outubro foi antecipado em uma semana. O calendário começa nesta terça-feira (11) para benefícios com o fim do NIS 1 e termina no dia 25.
Os valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem. Com o cartão Auxílio Brasil é possível realizar compras por débito direto e saques em terminais de autoatendimento, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências Caixa.
Na última sexta-feira (07), o Ministério da Cidadania autorizou a Caixa e outras 11 instituições a emitir empréstimos com franquia para beneficiários do Auxílio Brasil e do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
A Caixa está oferecendo o empréstimo salarial Auxílio Brasil em agências e loterias a partir desta terça-feira.
Os interessados podem fazer o empréstimo em 24 parcelas mensais de até R$ 160. A taxa de juros será de 3,45% por mês — um pouco abaixo do teto de 3,5% por mês estabelecido pela Secretaria da Cidadania, mas ainda acima do limite de juros aplicável aos aposentados e aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).