Publicidade
Já está disponível desde o dia 2 de abril o portal da Dataprev para que trabalhadores informais, inscritos no Cadastro Único e beneficiários do Bolsa Família possam consultar quem terá direito ao Auxílio Emergencial 2021. Segundo a empresa responsável por verificar as solicitações do benefício, o processamento de março já está finalizado e enviado ao Ministério da Cidadania para aprovação. O resultado das análises podem ser consultados pelo público a partir deste mês de abril.
Como divulgado na Medida Provisória nº 1.039, o Auxílio 2021 será pago para 45,6 milhões de brasileiros que receberam alguma parcela do Auxílio de R$ 600 ou do Auxílio Extensão em dezembro de 2020. Dessa forma, o governo irá utilizar a mesma base de cadastros aprovados para o benefício pago no ano passado e não abrirá um novo prazo para cadastramento. O Ministério da Cidadania indicou 24 bases de dados para que a Dataprev faça a checagem dos cadastros conforme as novas regras do Auxílio em 2021.
As novas parcelas do Auxílio chegarão para 10,6 milhões de beneficiários do Bolsa Família, cerca de 6,3 milhões de inscritos no Cadastro Único e 28,6 milhões de brasileiros que se cadastraram pelas plataformas da Caixa até 02 de julho de 2020 e em dezembro do ano passado estavam recebendo alguma parcela do Auxílio original ou extensão.
Segundo o ministro da Cidadania, João Roma Neto, o público alvo do benefício se manteve o mesmo. “Os brasileiros vulneráveis, necessitados, famílias com renda de até três salários mínimos. Conseguimos avançar no cruzamento de dados para depurar e ser mais mais eficazes na destinação desses recursos, que são recursos públicos e, portanto, devem ser destinados aos brasileiros que mais precisam“, alegou o ministro da Cidadania.
Como saber se fui aprovado para receber o Auxílio 2021?
A partir do dia 02 de abril a Dataprev irá liberar a consulta para saber quem terá direito ao Auxílio Emergencial 2021. Para isso, o cidadão deverá acessar o site consultaauxilio.dataprev.gov.br e informar o CPF, nome completo e data de nascimento.
Fonte: Ache Concurso