Pular para o conteúdo

NOVIDADE: Governo Federal distribuirá 100 mil Chips a Estudantes carentes em 2024

    O Governo Federal brasileiro, em uma medida inédita e revolucionária, tem planos para distribuir 100 mil chips a estudantes de baixa renda até o final de 2024. Esta é uma tentativa de proporcionar acesso gratuito à Internet para todos, contribuindo para a retenção escolar e facilitando a implementação de diferentes formatos de ensino.

    A Iniciativa

    Governo Federal vai distribuir esses chips através do programa Internet Brasil, que visa atender alunos de escolas públicas que são de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

    A Expansão do Programa

    Com a assinatura da Portaria Interministerial MCOM/MEC n° 12.544/2024 pelos ministros das Comunicações, Juscelino Filho, e da Educação, Camilo Santana, o programa foi ampliado para atender estudantes das redes estaduais de ensino do Amapá, Bahia, Maranhão, Pará e Rio Grande do Norte.

    Inicialmente, o programa Internet Brasil atendia estudantes de escolas públicas que integram o Programa Nordeste Conectado – implementado para expandir a infraestrutura de telecomunicações na Região Nordeste.

    A Expansão para Minas Gerais

    Depois, a iniciativa foi expandida para atender alunos de outros seis municípios de Minas Gerais: Araguari, Conceição das Alagoas, Nova Serrana, Prata, Uberaba e Uberlândia.

    O Impacto nos Estudantes

    O estudante Lucas Gabriel Alves Caridade, de 13 anos, que cursa o 8° ano do ensino fundamental na Escola Municipal Professor Anísio Teixeira, em Uberaba (MG), afirmou que o chip ampliou as possibilidades de estudo e pesquisa.

    “Com o chip, posso pesquisar sobre diversas atividades e conteúdos trabalhados em sala de aula. Consigo estudar em casa e aprender mais sobre matemática, português e outras disciplinas. Com o chip é bem melhor. Antes eu precisava ir na minha tia usar, agora, faço tudo sem precisar sair”, afirmou.

    Ademais, o Governo Federal está fazendo um esforço louvável para promover a inclusão digital de mais pessoas. Com a distribuição dos chips para estudantes de baixa renda, espera-se que eles tenham acesso a uma infinidade de oportunidades educacionais que antes não eram possíveis.

    É mais uma iniciativa em que o Governo Federal mostra seu compromisso com a educação e a inclusão digital. Com o chip, os estudantes têm acesso a uma variedade de recursos educacionais e podem continuar seus estudos mesmo fora da sala de aula.

    Fonte: Igor Macedo/ brasil123.com

    0

    Carregando a página, aguarde…