Pular para o conteúdo

Veja como saber se um empréstimo online é confiável

    Com a ampliação de serviços financeiros online, ficou cada vez mais prático conseguir serviços dessa natureza com poucos cliques. Ao mesmo tempo, os riscos podem aumentar. Tanta variedade cria um ambiente em que as possibilidades de alternativas pouco seguras ou mesmo fraudes são facilitadas. Por isso, é importante saber se uma empresa de empréstimo online é confiável.

    E, para isso, existem algumas opções. Tanto indicativos das próprias negociações como órgãos públicos e plataformas de consulta são uma boa opção para conferir a legitimidade de empresas de crédito.

    Quem regulamenta o crédito no Brasil

    Grandes bancos, fintechs e outras empresas de serviços financeiros possuem legislações, regulamentações e supervisão específicas no Brasil.

    O principal órgão regulamentador das instituições que oferecem serviços financeiros, como crédito, é o Conselho Monetário Nacional (CMN). Conforme o Ministério da Fazenda, trata-se do órgão superior do Sistema Financeiro Nacional que tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito, objetivando a estabilidade do Real e o desenvolvimento econômico e social do País.

    O CMN é composto por três dos principais responsáveis pela economia do Brasil: o Ministro da Economia (que preside o conselho), o Presidente do Banco Central e o Secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia.

    O órgão é quem faz as normas reguladoras do sistema financeiro brasileiro — o que inclui as operadoras de crédito.

    Além disso, há também a atuação do Banco Central (Bacen). Essa é a entidade que tem como responsabilidade gerir a política econômica do País. O Bacen, portanto, tem um papel de fiscalização e regulamentação de instituições financeiras e de crédito.

    Apesar de suas funções mais conhecidas serem a política de juros e o controle do câmbio, o Banco Central autoriza a atuação de empresas financeiras, por exemplo.

    O que são os empréstimos online

    Empréstimos online nada mais são do que as versões virtuais dos tradicionais empréstimos feitos em bancos ou financeiras com representantes físicos.

    Com a expansão das fintechs e do internet banking, a concorrência por serviços financeiros online aumentou.

    Normalmente, as instituições que oferecem opções de solicitação de crédito que podem ser feitas inteiramente online são mais acessíveis, com menos burocracia e, é claro, o benefício de poder pedir o empréstimo sem sair de casa.

    No entanto, é importante se atentar. A praticidade não significa que possa haver irresponsabilidade. Empréstimos, em geral, devem ser evitados. O seu pagamento pode se estender por anos e os juros aplicados nas parcelas da dívida fazem com que o valor final de pagamento seja bem maior que o contratado.

    E quando ele for extremamente necessário, não ache que a facilidade de conseguir um empréstimo online signifique falta de limites. Muitas vezes, os juros dessas operações, inclusive, podem ser até mais altos que aqueles oferecidos por bancos tradicionais.

    É claro, há de se considerar também a segurança de pedir crédito dessas instituições. Por isso, você entende melhor como saber se uma empresa de empréstimo online é confiável a seguir.

    Como saber se uma empresa de empréstimo online é confiável

    Existem alguns bons indicativos da confiabilidade de uma empresa de empréstimo online. Verificar todos eles já é uma boa garantia da segurança de contrair um crédito com determinadas empresas.

    Cuidado com depósitos antecipados

    Esta é uma forma comum de fraude feita por supostas empresas de crédito, e é importante ficar atento.

    Apesar de a maioria dos casos levantar suspeitas, por se tratarem de contatos ou sites pouco profissionais, em algumas outras ocasiões os golpes podem ser bem elaborados e levar ao engano.

    Fique atento. Nenhuma empresa de crédito séria solicita pagamentos antes do fechamento do contrato. Assim, taxas relacionadas a documentação, porcentagem antecipadas ou pagamento de IOF antes da assinatura são apenas alguns casos relacionados a esse tipo de cobrança indevida.

    Juros muito discrepantes

    Ademais, se a empresa oferecer uma opção de empréstimo com juros muito distantes da média do mercado, tenha cuidado.

    Essa boa condição pode brilhar aos olhos e fazer com que a pessoa que precisa de um empréstimo se anime e corra para aproveitá-la. E é justamente esse o problema.

    Antes de aceitar qualquer empréstimo que pareça um excelente negócio, verifique as taxas de juros praticadas por outras instituições financeiras. Uma boa ideia é acessar a página do Banco Central onde são agregados os dados da média das taxas de juros das diversas modalidades oferecidas pelas instituições regulamentadas no Brasil.

    Atenção às letras miúdas

    Nunca assine um contrato em que as condições sejam diferentes daquelas acordadas anteriormente.

    Por mais que um representante ou a própria empresa tentem fazer parecer que nada mudará do combinado feito em palavra, pode ter certeza de que o mais seguro é sempre ter documentadas exatamente as mesmas condições negociadas, como prazos e juros.

    Meios de consultar a confiabilidade de empresas de empréstimo online

    Se atentar aos detalhes e características do empréstimo ofertado, no entanto, não são a única forma de ter mais segurança sobre uma empresa de empréstimo online.

    É possível consultar se a situação das empresas é regular, assim como seu histórico de reclamações, por alguns meios. Conheça-os.

    Consulta do Banco Central

    Todas as instituições de crédito devem ser autorizadas a funcionar pelo Banco Central. Essa é uma boa forma de confirmar se elas seguem as normas estipuladas pelo CNM.

    A lista de empresas regulamentadas é pública e pode ser acessada por meio do próprio site do Bacen. Basta clicar neste link e seguir as instruções de busca.

    Situação cadastral do CNPJ

    Para ter certeza de que determinada empresa realmente está registrada e que o seu vínculo de CNPJ é associado ao nome que ela de fato utiliza, é possível utilizar a ferramenta de busca disponibilizada pela Receita.

    Basta acessar o site e incluir na barra de procura o número de CNPJ que a empresa de crédito em questão utiliza. Assim, é possível emitir o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral.

    Reclame Aqui

    Por fim, o Reclame Aqui é uma plataforma que permite a consumidores avaliarem e comentarem sobre serviços prestados por empresas.

    Caso você tenha alguma suspeita sobre o serviço oferecido por um negócio, é uma boa ideia acessar o site e consultar se algum cliente postou reclamações e qual é a nota geral daquela empresa registrada pela plataforma.

    No topo da página inicial, é possível procurar pela empresa em questão pelo nome, CNPJ ou site.

    Fonte: Iuri Santos / seucreditodigital.com

    0

    Carregando a página, aguarde…