Pular para o conteúdo

Veja como movimentar o auxílio emergencial com o Pix de forma rápida

    Desde abril deste ano o governo federal liberou a possibilidade de movimentar o auxílio emergencial com o Pix. Entretanto, de acordo com as regras divulgadas, não é permitida a transferência de recursos do auxílio para outra conta de mesma titularidade.

    Para quem ainda não conhece ou não utilizou, o Pix é uma nova modalidade de pagamentos, desenvolvida pelo Banco Central e lançada em novembro de 2020, para realizar transferências em tempo real, pagamentos e recebimento de dinheiro. Esta ferramenta permite transferir valores em segundos, a qualquer hora do dia ou da noite, incluindo finais de semana e feriados.

    Vale destacar que o Pix já é adotado pela maioria dos bancos digitais, bancos tradicionais e Fintechs, e veio para simplificar, pois com ele você pode gerar QR Codes ou utilizar a Chave Pix para pagar e receber, sem precisar digitar tantas informações como nos processos tradicionais.

    Chave Pix: O que é e como criar?

    Como primeiro passo, para movimentar o auxílio emergencial com o Pix, o usuário do aplicativo Caixa Tem precisa cadastrar ao menos uma chave Pix. A saber, essa chave é o dado que vai identificar a sua conta na hora de utilizar o serviço, é o seu registro.

    Dessa forma, não é preciso usar todas aquelas informações bancárias para receber as transferências ou pagamentos, utilizando-se, portanto, uma única informação, que é a sua Chave Pix, que funciona como um apelido para a sua conta.

    As opções de Chave Pix são: CPF ou CNPJ, número de telefone celular, e-mail ou ainda uma chave aleatória. Por regra, cada chave poderá ser vinculada a uma única conta.

    Assim sendo, para criar a chave, basta abrir o aplicativo e seguir estas etapas:

    • Clique na opção PIX;
    • Selecione a chave que você deseja cadastrar;
    • Escolha a opção para cadastrar chaves selecionadas;
    • Informe a senha do Caixa Tem e aguarde e a mensagem de confirmação.

    Como realizar operações via Pix?

    As transações com o Pix são simples de serem realizadas. E antes de mais nada, é importante mencionar que o sistema do Banco Central possui limite diário de R$ 1 mil para transferências.

    Então, para realizar a operação, basta acessar o aplicativo do seu banco e escolher as opções:

    • Clique na opção “Pix”;
    • Clique em “Pagar”;
    • Escolha a chave Pix;
    • Informe o valor que deseja transferir;
    • Confirme se os dados estão corretos;
    • Para confirmar, digite a sua senha.

    Por fim, o valor será encaminhado ao seu destinatário, sem custos ou taxas adicionais pela operação.

    Estatísticas sobre o PIX

    De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em média 4 a cada 10 operações são realizadas por pessoas com menos de 29 anos. Outro dado significativo é que em março deste ano, quatro meses após o lançamento do PIX, o sistema já representava 30% do total de transações feitas por pessoas físicas e jurídicas.

    “O PIX se popularizou muito rápido entre os brasileiros e já representa uma fatia significativa das transações. Esperamos uma consolidação dessa tendência daqui para frente”, afirmou Rodrigo Mulinari, diretor setorial de TI da Febraban.

    0

    Carregando a página, aguarde…