Pular para o conteúdo

Sua fatura do cartão de crédito está vencida? Veja o que fazer para sair do vermelho

    Os brasileiros enfrentam dificuldades financeiras diariamente devido à instabilidade política e econômica. Os aumentos de preços vão desde commodities básicas até os setores de logística, transporte, imobiliário, etc. Tentar manter as contas em ordem não é fácil, levando ao acúmulo de dívidas e ao desequilíbrio do controle financeiro pessoal. Segundo dados da FinanZero, fintech pioneira no mercado de crédito brasileiro, nos últimos três meses, uma em cada três solicitações de crédito enviadas na plataforma estava relacionada ao pagamento de dívidas.

    Olle Widén, CEO da FinanZero, defende alfabetização financeira dentro das possibilidades e estilo de vida de cada indivíduo, permitindo melhor controle de custos e otimização de tempo. “Com o cartão de crédito, deve-se especificar a data de pagamento da fatura, sempre alguns dias após o recebimento do salário, para não comprometer os recebíveis em aberto. Além disso, é possível pagar a fatura antecipadamente. Existem algumas dicas que podem ajudar a lidar melhor com essas temidas faturas de cartão de crédito“, diz o CEO.

    Widén acrescenta que a falta de pagamento de uma conta tem consequências negativas que variam de acordo com a instituição financeira e o atraso no pagamento ao longo do tempo. “O cartão e/ou limite podem ser bloqueados, o que é muito complicado, pois muitas pessoas contam com o cartão de crédito como aliado quando não sobra dinheiro no débito. Também é necessário considerar a cobrança de juros, multas e até taxas. As taxas do cartão estão entre as mais altas do mercado”, ressalta.

    Dicas para sair do vermelho

    É preciso pensar em estratégias para estabilizar suas finanças. O CEO da FinanZero sugere algumas dicas para contornar essa situação:

    Planejamento: Organização, força de vontade e comprometimento são qualidades fundamentais para planejar e sair do vermelho. Conhecer a situação financeira atual é o mais adequado, além de levar em conta todas as dívidas e incluir os juros dos credores, para que seja possível calcular e estimar um prazo para pagamento do valor em dívida.

    Pague as dívidas o mais rápido possível: Negocie a dívida com a operadora do cartão, quanto mais tempo ela ficar aberta, maiores serão os juros acumulados. No entanto, a restituição do imposto de renda ou o 13º salário podem ser utilizados para isso. No entanto, se esses recursos já estiverem vinculados, uma alternativa é fazer um empréstimo para quitar a dívida. Nesse caso, considere cuidadosamente a melhor opção do mercado.

    Sua fatura do cartão de crédito está vencida? Veja o que fazer para sair do vermelho
    Imagem: Administradores.com.

    Não faça novas dívidas: Faça o possível para evitar novas despesas; Lembre-se de que os pagamentos devem ser feitos o máximo possível em dinheiro.

    Reduzir o número de cartões: Evite manter vários cartões ativos para não perder o controle de suas finanças.

    Limite: reduza seu cartão de crédito limite para controlar melhor os gastos.

    Eduque-se sobre investimentos e aposte em outros tipos de renda: pesquisar a alfabetização financeira e o mercado são passos essenciais para descobrir oportunidades de renda e ampliar oportunidades. Contudo, pesquise formas seguras de renda e reserve um valor mensal para isso. Outras opções de renda adicional também podem ser uma alternativa para quitar dívidas mais rapidamente.

    Planeje sua reserva financeira:

    Incidentes e imprevistos acontecem o tempo todo, então economize para ter uma reserva financeira quando você está com problemas.

    Controle emocional: Gastos impulsivos são uma grande parte do problema financeiro, então priorize a alocação de recursos nessas diretrizes básicas.

    Quando um empréstimo deve ser considerado uma solução de dívida?

    O devedor que decide fazer um empréstimo para quitar dívidas precisa estar ciente das taxas de juros cobradas pelas empresas do setor. Por exemplo, o FinanZero atua como um mecanismo de busca de empréstimos online, possibilitando selecionar a oferta mais favorável para o solicitante do empréstimo. Encontrar boas opções de empréstimo com boas taxas de juros pode ser uma solução para quem busca quitar dívidas. O mais importante é sempre não colocar em risco as finanças pessoais, conclui o executivo.

    Por fim, curtiu esta matéria? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos e familiares.

    0

    Carregando a página, aguarde…