Pular para o conteúdo

Renda Brasil: Ministro confirma auxílio para setembro, saiba mais!

    Com o fim do Auxílio Emergencial se aproximando, muitas pessoas já estão preocupadas com qual vai ser o seu “colchão” em um período de queda financeira como. Quem usou esse exemplo foi o mesmo ministro que confirmou o Programa Renda Brasil para setembro.

    De acordo com Onyx Lorenzoni, Ministro da Cidadania, o Governo Federal deverá lançar logo o programa que será o novo carro-chefe da equipe econômica atual. A ideia é ajudar milhões de pessoas com novos valores – em comparação com o Bolsa Família.

    A seguir vamos trazer todos os detalhes sobre o que foi dito em entrevista pelo ministro. Confira e saiba como deverá acontecer o programa.

    Programa Renda Brasil em setembro

    Primeiramente, é oficial o lançamento do Programa Renda em setembro? As datas ainda não foram divulgadas com exatidão, mas o atual ministro da Cidadania apontou para uma possibilidade grande da estreia do programa no próximo mês.

    O programa social que está sendo chamado pela imprensa de “novo Bolsa Família” poderá surgir justamente para ser a maior ação de renda fixa do país. Os detalhes do projeto, de acordo com Onyx, devem ser divulgados já em setembro.

    De acordo com o ministro, em entrevista à rádio Jovem Pan, o programa já está sendo elaborado desde novembro de 2019. A ideia surgiu quando perceberam que “o Bolsa Família foi perdendo a focalização” e virou uma “pescaria eleitoral” por muito tempo.

    Como vai ser Renda Brasil

    Mas então como vai ser o Renda Brasil? De acordo com Onyx, esse vai ser um programa de promoção da família. A ideia é dar independência e emancipação para as famílias para que possam ficar bem no futuro.

    O que se sabe sobre como vai funcionar o Programa Renda Brasil, de acordo com a entrevista do ministro, é o seguinte:

    • Não é APENAS um programa de transferência de renda;
    • Será disponibilizada aprovação de crédito para microempreendedores pelo Renda Brasil;
    • Cursos de Qualificação Profissional Renda Brasil (para informais).

    O ministro também falou sobre quais devem ser as pessoas que são o públicos-alvo do programa.

    Quem vai participar Renda Brasil

    Então, por fim, quem vai participar do Programa Renda Brasil? Segundo Onyx, existem cerca de 26 milhões de brasileiros “invisíveis” que o Governo Federal só passou a ver por conta do Auxílio Emergencial.

    Com a ideia do microcrédito e do treinamento específicos, a intenção é qualificar essa parte da população “informal” para garantir o retorno ao mercado de trabalho em 3 ou 4 meses. Ou seja, o público principal são desempregados ou pessoas que trabalham de maneira informal hoje em dia.

    Mais detalhes devem ser disponibilizados em breve, mas a princípio os principais beneficiários serão:

    • Beneficiários do Bolsa Família (que vão “migrar”);
    • Inscritos em outros programa do Governo (como Seguro Defeso, pessoas que recebem abono salarial, entre outros);
    • Pessoas que recebiam o Auxílio Emergencial.

    Fonte: pronatec.pro.br

    0

    Carregando a página, aguarde…