Pular para o conteúdo

Quer se livrar do nome sujo? Aprenda a RENEGOCIAR suas dívidas agora mesmo

    Ter uma dívida ativa em seu nome pode ser algo que possui potencial de causar inúmeros efeitos negativos. Isso acontece já que, quando um cidadão está inadimplente, ele pode ter uma maior dificuldade para conseguir um aumento de crédito ou para contratar financiamento ou empréstimos, por exemplo.

    No entanto, se você está com alguma dívida ativa, existe a possibilidade de quitá-la por meio do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. Este programa é ligado ao Governo Federal e já se encontra em vigência, mas, é preciso se atentar, pois o prazo para a participação está terminando.

    Como renegociar a sua dívida?

    Os brasileiros inadimplentes possuem a oportunidade de renegociar as dívidas virtualmente, por meio do aplicativo oficial do Consumidor.gov.br. Deve-se salientar que essa iniciativa permite que os consumidores que estejam inadimplentes verifiquem as suas dívidas e as quitem com as instituições.

    No entanto, é importante comentar que a possibilidade se restringe às instituições financeiras ou bancos que fazem parte dessa iniciativa do Governo Federal. Segundo levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito do Brasil, SPC Brasil, e também pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, mais de 65 milhões de cidadãos começaram 2023 em situação de inadimplência.

    O registro de endividamento é alto entre o público jovem e o público mais idoso. Segundo a pesquisa, desse total, 15 milhões são jovens e cerca de 6,7 milhões são idosos.

    Como participar?

    O primeiro passo para quem deseja renegociar pela oportunidade é acessando o aplicativo do consumidor.gov.br, pelo endereço: https://bityli.com/9Ub1zM. É preciso fazer login com a conta GOV.BR e depois selecionar a opção “renegociação/parcelamento da dívida”.

    Poderão negociar todos aqueles cidadãos que possuem débitos atrelados a bancos ou financeiras, desde que as instituições estejam registradas no mutirão. No entanto, quem se declarou como superendividado não terá a possibilidade de negociar as dívidas neste ano.

    Além disso, poderá se renegociar qualquer débito, desde que não inclua dívidas atreladas a bens que foram deixados como garantia, como é o caso de veículos ou imóveis. Dentre as dívidas que podem ser renegociadas, estão: cheque especial, empréstimo pessoal, cartão de crédito, crédito consignado etc.

    Passo a passo para renegociar dívida

    Acesse o site indicado acima e digite o nome da instituição que você tem dívida na área destinada para isso. Feito isso, toque em “registrar reclamação”. O site te pedirá o login com a sua conta GOV.BR, prossiga fazendo o login. Digite o seu CPF e senha nos locais indicados para tal e continue”.

    Clique em autorizar e você será redirecionado para uma página de cadastro de usuário. Siga as orientações da página para confirmar e autorize. Após, a página abrirá a possibilidade de registrar nova reclamação. Prossiga conforme as orientações do site para renegociar a sua dívida. A oportunidade permanecerá aberta até o dia 31 de março.

    Fonte: / pronatec.pro.com

     

    0

    Carregando a página, aguarde…