Pular para o conteúdo

Que dia os trabalhadores terão o salário reajustado em 2022?

    Um dos momentos mais aguardados pelos trabalhadores com a virada do ano diz respeito ao reajuste salarial, principalmente após um ano atípico como este, onde até o momento a inflação acumula uma alta de cerca de 10%, e consequentemente encareceu o preço de praticamente todos os produtos e serviços.

    Com relação ao reajuste salarial, o mesmo é obrigatório, conforme determina a legislação, onde o ajustamento é firmado através de um acordo dos profissionais com os devidos sindicatos firmados com as empresas.

    Assim, por meio da Convenção Coletiva de Trabalho os colaboradores têm seus salários reajustados em função das mudanças econômicas do país, como dito anteriormente pela própria inflação, que serve inclusive de base de cálculo para reajuste do salário mínimo nacional.

    Vale lembrar que com relação aos valores de reajuste os mesmos dependem de como os sindicatos determinam as mudanças e também as datas estabelecidas por acordo entre eles. Assim, o reajuste salarial geralmente acontece no primeiro dia útil do mês acordado entre empresa e sindicato.

    Prazo de reajuste dos salários

    De início precisamos informar que não existe uma data oficial para reajuste salarial, o que existe é uma data de reajuste do salário mínimo nacional, que costuma ser divulgado pelo Governo Federal até a segunda quinzena de janeiro.

    Assim, com relação ao prazo de reajuste do salário do trabalhador, tudo dependerá do acordo compactuado entre o sindicato da categoria profissional, os funcionários e a empresa. Logo, costumeiramente falando, é aberto um processo de discussão para que ambos os lados possam chegar a um acordo sobre o valor do reajuste.

    Assim, somente após o acordo entre ambas as partes ser homologado é que será possível determinar uma data para que o reajuste salarial seja aplicado.

    Todavia é importante pontuar que os acordos costumam ocorrer sempre nos primeiros meses do ano, após a divulgação do reajuste do salário mínimo nacional, a partir de janeiro e geralmente a definição pode ir até junho.

    É importante lembrar também que o que define o reajuste salarial dos trabalhadores não diz respeito apenas ao salário. Isso porque os acordos podem variar outros pontos como o aumento do vale-refeição/alimentação. O valor é descontado do vale-transporte e das horas extras.

    Fonte: seucreditodigital.com.br

    0

    Carregando a página, aguarde…