Pular para o conteúdo

PIS/PASEP: Caixa libera dinheiro ‘esquecido’; veja se você tem direito

    A Caixa Econômica Federal está liberando para 10 milhões de pessoas o saque das cotas do PIS/Pasep. Segundo o banco, muitos brasileiros sequer sabem que têm direito a este dinheiro. O montante chega a R$ 24 bilhões.

    O valor será liberado para quem trabalhou entre os anos de 1971 e 1988. Era comum na época as empresas e órgãos públicos depositarem o dinheiro num fundo em nome de cada trabalhador. Se o trabalhador tiver falecido e não sacar as cotas, seus herdeiros terão direito a retirar o dinheiro. Para isso, eles terão um prazo até 1° de junho de 2025 para sacar o valor.

    O PIS é destinado ao trabalhador com carteira assinada, sendo a Caixa Econômica Federal responsável em liberar os valores. Já o Pasep é destinado ao servidor público, sendo o Banco do Brasil responsável em liberar o benefício.

    Antes não era possível sacar o dinheiro das cotas quando o trabalhador desejasse. A quantia só era liberada em situações específicas, como por exemplo, na aposentadoria, doença grave. Um jeito de retirar o dinheiro era quando a pessoa completasse 70 anos.

    Em 1988, esse modelo de depósito deixou de ser feito, o que explica o fato de muitos brasileiros terem ‘esquecido’ do dinheiro.

    Como sacar as cotas do PIS/Pasep?

    O trabalhador poderá realizar o saque indo a uma agência da Caixa, portando documento oficial com foto e solicitar as informações sobre as cotas do PIS/Pasep.

    Para as situações em que o trabalhador tenha falecido, os herdeiros ou dependentes podem receber as cotas do PIS/Pasep. Eles deverão ir a uma agência da Caixa, levando documentação que comprove a identificação do trabalhador falecido e o seu vínculo com o mesmo. Veja os documentos necessários:

    Certidão de óbito e declaração de dependente habilitado à pensão por morte emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);

    Certidão de óbito e a certidão ou declaração de dependente habilitado à pensão por morte;

    Alvará Judicial designando os beneficiários ao saque;

    Escritura pública de inventário.

    Como Consultar?

    Para você consultar às cotas do PIS/Pasep deverá informar o número final do NIS (Número de Identificação Social), para isso deverá acessar o aplicativo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Você poderá fazer o saque pelo próprio aplicativo. Nos casos em que o valor for de até R$ 3 mil, o saque poderá ser realizado nas casas lotéricas, correspondentes Caixa e terminais de autoatendimento.

    Nos casos em que o trabalhador tenha falecido, seus herdeiros terão direito de retirar o dinheiro. Para sacar o valor, os dependentes deverão ir a uma agência da Caixa e apresentar os documentos pessoais que comprovem a situação, como por exemplo, a Certidão de óbito.

    Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

    Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

    Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

    Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!

    Fonte: www.jornalcontabil.com.br

    0

    Carregando a página, aguarde…