Pular para o conteúdo

Novo cartão do Auxílio Brasil poderá ter a função de débito; Confira

    O Governo Federal pretende entregar novos cartões do Auxílio Brasil aos beneficiários do programa. E quem segue as atualizações do Brasil 123, sabe que essa medida tem sido alvo de muitas polêmicas.

    Isso porque alguns parlamentares consideram o gasto para a confecção e distribuição dos mesmos um custo desnecessário, já que os cartões do extinto Bolsa Família seguem válidos e podem ser utilizados para o recebimento do Auxílio Brasil.

    Cartão do Auxílio Brasil

    Em um dos eventos batizados de Jornada Auxílio Brasil, a novidade da funcionalidade de débito foi anunciada para o novo cartão do programa social.

    O último encontro foi em Montes Claros (MG), evento que contou com a parceria com a Associação dos Municípios da área Mineira da Sudene (AMAMS), com 250 participantes de 80 municípios mineiros que trabalham na área da assistência social.

    Durante o encontro, o secretário executivo do Ministério da Cidadania, Luiz Galvão, falou sobre a novidade e destacou que as famílias atendidas pelo Auxílio Brasil estão sendo bancarizadas por meio da aquisição dos novos cartões do programa.

    “É mais uma ação inovadora. A gente substitui os cartões sociais, que eram aqueles cartões apenas de tarja magnética, que ele só podia fazer um saque único nas agências da Caixa Econômica Federal, por um cartão de débito, um cartão bancário. A partir de agora, quem recebe um cartão do Auxílio Brasil não precisa mais se deslocar às agências bancárias ou lotéricas para fazer uso do benefício. Ele pode ser usado diretamente na padaria, no mercadinho e no comércio local”, explicou.

    Como estão as entregas?

    Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o Governo Federal deve providenciar os cartões ainda dentro deste mês, mas não são todos os beneficiários que recebem o dispositivo.

    O Auxílio Brasil tem um público total que passa de 18 milhões de pessoas, mas serão produzidos cerca de 7 milhões de cartões.

    Dessa forma, a expectativa é de que apenas os novos beneficiários, ou seja, aqueles que ainda não estavam enquadrados no Bolsa Família, passem a receber o dispositivo.

    Assim, os demais seguem com a regra do uso dos cartões que ainda estão de posse, do antigo Bolsa Família.

    Fonte: brasil123.com.br

    0

    Carregando a página, aguarde…