Pular para o conteúdo

Novo Bolsa Família pagará R$ 300 a partir de novembro; Veja os documentos necessário para inscrições

    Quem deseja fazer parte do novo Bolsa Família deve se cadastrar para receber o pagamento de R$ 300 feito pelo governo federal. A entrada no programa deve ser feita por meio do Cadastro Único (CadÚnico), banco de dados que é utilizado para a realização de pagamentos.

    Aqueles que já estão inscritos no Bolsa Família devem ser inscritos automaticamente, enquanto os demais precisarão preencher sua inscrição no CadÚnico.

    Qual é o Cadastro único?

    O Cadúnico pretende buscar pessoas vulneráveis que tenham prioridades para políticas públicas.

    Neste cadastro são obtidas informações como: características de residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

    Os beneficiários têm direito a receber benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa, Minha Vida, entre outros.

    É utilizado como meio de seleção de beneficiários de programas oferecidos pelos governos estaduais e municipais.

    Quem pode se inscrever?

    As famílias podem aplicar isso:

    • Eles têm uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
    • Renda mensal total de até três salários mínimos
    • Famílias que receberam acima desses valores, mas que são o público-alvo de programas, benefícios e serviços específicos
    • Pessoas que vivem sozinhas podem ser registradas, ou seja, famílias de pessoas solteiras;
    • Pessoas que vivem nas ruas, sozinhas ou com suas famílias.

    Como se cadastrar?

    A inscrição deve ser feita presencialmente, em uma unidade de assistência social do município. Por exemplo, CRAS ou CREAS.

    Que documentos levar?

    • O responsável da família precisará levar apenas seu próprio eleitor ou número de segurança social de
    • Prova de endereço é sugerida para que não haja erros no ato de registro
    • Outros membros da família devem ter um desses documentos: CPF, RG, certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de trabalho ou título de eleitor.

    Atualização cadúnico 

    É necessário que o cadastro seja atualizado a cada 2 anos ou sempre que houver alguma mudança no grupo familiar, seja endereço, número de membros, renda, trabalho, entre outros.

    Para isso, a família deve procurar o Setor Responsável pelo CadÚnico ou Bolsa Família em sua cidade e fazer uma nova entrevista

    Esse processo será obrigatório para tentar seu lugar no novo Bolsa Família. Lembrando que para selecionar quem fará parte do programa o governo usa uma série de dados considerando as taxas de pobreza.

    0

    Carregando a página, aguarde…