As famílias que são registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que utilizam antenas parabólicas para sintonizar os canais de TV, receberão, de forma gratuita, um kit de recepção com a mais moderna tecnologia para compressão de vídeo e áudio.

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Esse banco de dados é utilizado pelo Governo Federal para a implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

Atualmente 28 programas federais utilizam o Cadastro Único e entre as iniciativas podemos mencionar o Programa Auxílio Brasil, o Auxílio Gás, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outras.

Kit antena do Cadastro Único

Baixe nosso aplicativo. Clique na imagem abaixo ⤵

Vale destacar que são aproximadamente 20 milhões de famílias no país que seguem o sinal aberto e gratuito via satélite na Banda C. No entanto, ela deverá migrar para a Banda Ku em breve, no intuito de evitar interferências na faixa de 3,5 GHz, reservada para o 5G, cuja operação deverá iniciar nas 27 capitais brasileiras a partir de julho.

A saber, o número estimado de pessoas do Cadastro Único a serem contempladas com os kits é de cerca de 10,5 milhões.

Quando começam as entregas?

O kit grátis será distribuído para as famílias do Cadastro Único com renda mensal de até três salários mínimos.

É importante reforçar que a liberação dos kits deve começar de forma gradual, à medida que os novos recursos vão sendo usados para garantir que as pessoas que utilizam a televisão via satélite, ao ar livre, não fiquem sem a transmissão de sinal.

Em relação à transferência da Banda C para a Ku, as informações divulgadas dão conta de que a migração terá início em 30 de junho, mas será preciso aguardar até 2026 para que todas as entregas sejam efetivadas.

Nas redes sociais a notícia teve grande repercussão, e o público se divide. Existem aqueles que duvidam da operação, e aqueles que relatam inclusive já terem recebido o Kit.

Fonte: brasil123.com.br