Pular para o conteúdo

Governo excluiu 1,5 milhões de beneficiários do Bolsa Família; veja se você será o próximo

    O novo Bolsa Família começou a ser pago este mês para os beneficiários. Entretanto, o governo excluiu 1,5 milhão de pessoas da lista de pagamento. Essa mudança faz parte do pente-fino que a equipe do Ministério do Desenvolvimento fez no CadÚnico.

    Desde o início do ano, a população foi informada que o governo faria uma revisão de quem está recebendo repasses dos programas sociais. O objetivo era identificar aquele grupo de pessoas que tinha acesso aos valores mesmo sem cumprir com as exigências.

    Por isso, o governo anunciou que em março, 1,5 milhão de beneficiários seriam excluídos do sistema, já que tinham uma renda familiar superior aos limites estabelecidos pelas regras do Bolsa Família. Desse montante, cerca de 400 mil são de famílias unipessoais.

    Quem será cortado do Bolsa Família?

    O processo de pente-fino realizado pelo governo vai continuar. Agora, o ministério chamará as pessoas que estão com o CadÚnico desatualizado há mais de dois anos para renovar as informações. Caso elas não compareçam ou não cumpram os requisitos, poderão perder o Bolsa Família.

    Bolsa Família: "Pente Fino" pode excluir vários beneficiários

    Além disso, as famílias que não cumprirem as condicionalidades do programa também podem perder o acesso ao benefício. Sendo assim, de agora em diante, para receber os repasses do governo a família precisa:

    • Garantir que crianças de 4 a 17 ano mantenham a frequência escolar;
    • As gestantes precisam fazer o pré-natal;
    • Fazer o acompanhamento nutricional das crianças até 6 anos;
    • Manter os cartões de vacina atualizados.

    Para quem continua no programa, no mês de março o governo começa a pagar um extra de R$ 150 por criança de até 6 anos. A partir de junho, também terá mais R$ 50 reais para jovens até 18 anos e gestantes.

    Atualização cadastral

    De acordo com o governo, os beneficiários do Bolsa Família que estiverem com o CadÚnico desatualizado há dois anos ou mais, serão convocados. Assim, em fevereiro estava sendo chamado quem fez a última atualização em 2016 e 2017.

    Já em dezembro será a vez de quem não preste informações desde 2018, 2019 e 2020. No próximo ano, entretanto, serão as pessoas que fizeram a última atualização em 2021.

    Fonte: seucreditodigital.com

     

    0

    Carregando a página, aguarde…