Pular para o conteúdo

Gás de cozinha fica mais caro a partir de hoje (7)

    A Petrobras informou nesta quarta-feira, dia 6, que o preço do gás liquefeito de petróleo (GLP), o conhecido gás de cozinha, vai subir a partir de hoje (7). O reajuste é de 6% e, com isso, o preço do botijão de 13kg vai passar a custar R$ 35,98.

    Em resumo, a empresa afirmou que vem igualando os preços de GLP tanto para o segmento residencial quando para o industrial/comercial desde novembro de 2019. Dessa forma, a venda do produto, pela Petrobras, ocorre a granel às distribuidoras. “Por sua vez, as distribuidoras são as responsáveis pelo envase em diferentes tipos de botijão e, junto com as revendas, são responsáveis pelos preços ao consumidor final”, destacou a Petrobras.

    Vale ressaltar que os valores finais disponibilizados variam entre as distribuidoras, pois os ajustes dependem de cada revendedor. Diversos fatores, como impostos, taxas, margem de lucro e custo com a mão de obra, influenciam diretamente na definição do preço do botijão de gás. Também é bom lembrar que há livre concorrência no mercado brasileiro, podendo cada distribuidora definir os seus reajustes. E cabe à população pesquisar os mais econômicos.

    Veja mais detalhes do aumento do preço do gás

    De acordo com a Petrobras, há a prática da paridade de importação. Ou seja, o valor que a empresa utiliza como referência é formado pelo preço do produto no mercado internacional, somados a isso os custos que os importadores teriam. Por exemplo, frete de navios, taxas portuárias e demais custos internos de transporte. E isso muda dependendo de cada ponto de fornecimento. Além disso, também há influência pela taxa de câmbio.

    Por fim, os preços do GLP apresentaram forte alta de 21,9% no ano passado. O avanço aconteceu, principalmente, devido à alta do preço do petróleo no mercado internacional. E isso também contribuiu para esse primeiro aumento de 2021.

    Fonte: Brasil123

    0

    Carregando a página, aguarde…