Pular para o conteúdo

Fim do Auxílio Brasil? Bolsa Família pagará mais? Descubra tudo!

    Em 23 de dezembro de 2022, terminou o Auxílio Brasil. Os cerca de 21 milhões de brasileiros beneficiários não recebem mais o benefício, pois o Auxílio Brasil não existe mais. Mas não precisa ficar em pânico, fique tranquilo que o novo governo que toma posse em 1º de janeiro de 2023 vai trazer de volta o Bolsa Família e pagar ainda um pouco mais.

    O Auxílio Brasil deveria durar até o dia 23 deste mês, quando foi paga a última parcela. Foi criado em 2019 sob a liderança do atual presidente Jair Bolsonaro. Durante a campanha eleitoral deste ano, no entanto, o presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva anunciou que o Bolsa Família voltaria no lugar do Auxílio Brasil.

    Também foi anunciado na ocasião que, além do valor adicional, o recém-criado Bolsa Família pagará um valor mensal acima do esperado para os brasileiros elegíveis ao principal programa de transferência de renda do país. No entanto, o objetivo principal continua sendo o mesmo, que é de combater a pobreza no país.

    Quanto o Bolsa Família vai pagar a mais?

    O novo governo brasileiro divulgou que pagará R$ 600 por mês a todos os beneficiados pelo programa Bolsa Família. O valor já foi garantido pelo Congresso Nacional, que votaram e aprovaram a PEC da Transição e a Lei Orçamentária Anual. Além disso, os beneficiados podem agregar alguns outros “bônus” ao valor do benefício.

    Foi aprovado também que cada família com filho de até 6 anos tem direito a um acréscimo de R$ 150 mensais no valor mensal. As mesmas regras devem ser seguidas para que as famílias se cadastrem e tenham direito ao benefício: vá ao Centro de Assistência e Referência Social (CRAS) de sua cidade e cadastre-se no Cadastro Único (CadÚnico).

    Fim do Auxílio Brasil? Bolsa Família pagará mais? Descubra tudo!
    Imagem: FDR.

    Acontecerá um “pente-fino” nas inscrições

    Segundo o novo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, será preciso colocar à prova e passar um “pente-fino” nos cadastros do CadÚnico. Ele defende que uma análise criteriosa deve ser feita para evitar que as pessoas recebam o benefício indevidamente. Assim será possível incluir outras famílias que precisam do Bolsa Família e não fazem parte da lista de beneficiários.

    O programa de auxílio do Governo Federal, seja o Auxílio Brasil ou Bolsa Família, independente do nome, tem sido fundamental para o sustento e a sobrevivência de muitas famílias em todo o Brasil. No entanto, o programa também é forte alvo de fraudes. Várias pessoas se inscreveram alegando fazerem parte de uma família de uma pessoa só (unipessoal), quando na verdade estava ocorrendo uma divisão mentirosa para burlar o sistema.

    Outro critério que também tem o costume de configurar fraude é a renda, com diversas pessoas alegando valores diferentes do que verdadeiramente recebem. Por isso, o governo eleito defende a investigação dos cadastros do CadÚnico, pedindo aos beneficiários a atualização dos dados.

    As famílias devem manter a caderneta de vacinação atualizada, principalmente das crianças, as gestantes precisam de acompanhamento pré-natal e as lactantes devem ter sua saúde monitorada. A matrícula e frequência escolar de adolescentes e crianças também serão cobradas.

    Por fim, curtiu esta matéria? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos e familiares.

    0

    Carregando a página, aguarde…