Pular para o conteúdo

Como ver o número do PIS e saber se você tem direito ao abono salarial

    Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, em 2022 cerca de 22 milhões de brasileiros terão direito ao abono salarial PIS/Pasep, chegando ao total de R$ 20 bilhões.

    O pagamento do PIS/Pasep 2022 começa a partir de fevereiro, sendo que a data de início do pagamento do PIS é dia 8 e, a do Pasep, dia 15.

    Eu tenho direito a receber o PIS?

    A partir de 22 de janeiro, segundo o Ministério do pisTrabalho e Previdência, será possível consultar o benefício por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para sistemas Android e iOS e no portal GOV.BR.

    Como saber o número do meu PIS?

    Também a partir de 22 de janeiro será possível consultar o número por meio da Carteira de Trabalho Digital ou no portal GOV.BR; além da Central Alô Trabalhador no número 158.

    Como saber quanto tenho de saldo no PIS?

    Assim como nas outras funcionalidades, para ver o saldo, será possível fazer isso por meio do acesso no portal GOV.BR e na Central Alô Trabalhador, no telefone 158. No entanto, esses canais só estarão disponibilizando essas informações a partir de 22 de fevereiro.

    E em fevereiro, o empregado que trabalha no setor privado também poderá consultar o benefício e a data em que será pago pelos aplicativos “CAIXA Trabalhador” e “CAIXA Tem“.

    E o Pasep, como posso consultar o saldo?

    Quem é vinculado ao Pasep pode consultar o saldo na página “Consulte seu Pasep”, ou ligar na Central de Atendimento do Banco do Brasil (Capitais e regiões metropolitanas: 4004-0001 – Interior: 0800 729 0001).

    Qual a diferença entre PIS e Pasep?

    O Programa de Integração Social (PIS) é uma contribuição tributária, onde as empresas depositam todos os meses uma contribuição no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que é vinculado ao Ministério do Trabalho (MT) que paga o abono salarial, que é pago todo ano ao empregado que esteja cadastrado no PIS por pelo menos 5 anos e que trabalhou de carteira assinada ao menos 30 dias.

    Já  o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é vinculado aos servidores públicos. Contudo, ele tem o mesmo objetivo do PIS, por isso os dois programas foram unificados através da Lei Complementar nº26/1975.

    Ao contrário do PIS, que é de responsabilidade da CAIXA Econômica Federal, o PASEP é gerido pelo Banco do Brasil.

    0

    Carregando a página, aguarde…