Pular para o conteúdo

CadÚnico: Inscritos precisam estar sempre com dados atualizados?; Descubra

    O CadÚnico (Cadastro Único) foi fundado em 2002. Seu objetivo é ajudar o Governo Federal a determinar quem tem direito aos benefícios sociais. A base de dados se popularizou em 2003, quando Lula (PT) fundou o programa Bolsa Família. Em 2021, teve recordes de cadastros devido a criação do Auxílio Brasil pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

    O CadÚnico oferece acesso a variados benefícios, além de um dos principais programa que é o Bolsa Família. A ferramenta possibilita, por exemplo, obter descontos na conta de luz e até viajar de forma gratuita. Para isso, porém, é preciso manter os seus dados atualizados. Continue lendo este artigo para descobrir quem precisa atualizar os dados do Cadastro Único este ano.

    Como se cadastrar no CadÚnico (Cadastro Único)

    Antes de tudo, é extremamente importante explicar como se cadastrar no CadÚnico. Conforme mencionado anteriormente, o banco de dados é a porta de entrada para diversos programas do Governo Federal. Além disso, alguns programas estaduais, municipais ou mesmo da iniciativa privada usam também informações do Cadastro Único. Portanto, para se cadastrar no banco de dados, é um requisito necessário a pessoa estar enquadrada na classificação de baixa renda.

    Quem pode se cadastrar no CadÚnico

    • Pessoas com renda mensal familiar de até meio salário mínimo por pessoa (per capita);
    • Pessoas que possuem uma renda acima da citada, mas que necessitam se inscrever em algum programa social vinculado ao CadÚnico.

    O cadastro no CadÚnico é realizado somente de forma presencial. Isso permite que os agentes sociais verifiquem se a pessoa realmente precisa estar em um programa. Para se registrar no banco de dados, basta ir até uma entidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Você pode realizar um pré-cadastro por este link: https://cadunico.dataprev.gov.br/#/home.

    A família deve, portanto, eleger um representante. Esta pessoa ficará como responsável pelo CadÚnico da família. Ela deve ter pelo menos 16 anos de idade e de preferência do sexo feminino. No dia que for realizar a inscrição, ela deve levar um documento com foto próprio e também o de todos os familiares. Também é necessário ter em mãos o número do seu CPF e dos demais familiares.

    Ao finalizar o cadastro no CadÚnico, você receberá o seu NIS (Número de Identificação Social).

    CadÚnico: Inscritos precisam estar sempre com dados atualizados?; Descubra
    Imagem: Jornal Contábil.

    Quem são as pessoas que precisam atualizar o CadÚnico

    Em geral, os dados do CadÚnico devem ser atualizados a cada dois anos. É necessário também fazer o procedimento, sempre que tiver alguma mudança na família, por exemplo, em caso de aumento ou diminuição de membros e aumento ou diminuição de ganhos/renda.

    Primeiramente, a atualização deve ser realizada pessoalmente. O site CadÚnico pode ser usado para determinar se uma atualização é necessária. Em caso de atualizações cadastrais, como as mencionadas, o procedimento é feito de forma online. Outro exemplo de atualização necessária é a mudança de endereço.

    Contudo, vale ressaltar que a falta de atualização cadastral pode acarretar na perda dos benefícios.

    Por fim, curtiu esta matéria? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos e familiares.

    0

    Carregando a página, aguarde…