Pular para o conteúdo

BOLSA FAMÍLIA: Confira quais são as exigências para receber as parcelas do benefício

    Muitas famílias neste momento estão passando por dificuldades financeiras e por isso estão procurando diferentes formas de ter algum tipo de segurança. E é justamente para isso que existem opções como o Bolsa Família em 2023

    Como muitos já sabem, esse programa foi reformulado recentemente e por isso estão contando com diferentes novidades. Confira a seguir, portanto, quais são as exigências para conseguir receber as parcelas e conseguir ter algum tipo de ajuda durante esse momento de maior dificuldade.

    Como estão funcionando as parcelas do Bolsa Família?

    Antes de mais nada, é importante lembrar que quando falamos neste programa, estamos falando da principal transferência de renda do país.

    E é por isso que nos últimos meses o novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva optou por reformular o programa. Ele vinha sendo chamado de Auxílio Brasil e agora voltou a ser o tradicional Bolsa Família.

    Mas as mudanças vão além disso: também foram criados novos adicionais ao programa e também estão sendo realizadas ações de “pente-fino”.

    A intenção é justamente garantir que apenas as pessoas que podem receber, continuem recebendo normalmente. E é justamente aí que moram as dúvidas de quem acabou de chegar no programa ou ainda não recebe e quer começar a receber.

    Quais são os pré-requisitos do Bolsa Família?

    Agora é importante ressaltar que existe uma diferença entre requisito e condição necessária.

    Quando falamos em pré-requisitos estamos falando de pontos que são exigidos antes mesmo da chegada de um beneficiário ao programa. Ou seja, isso é o que você precisa ter antes de começar a receber (e durante).

    Os principais pré-requisitos do Bolsa Família são:

    • Necessário ter uma renda mensal de até R$ 218 por pessoa na família;
    • Estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) regularmente;
    • Titular precisa ter idade mínima de 18 anos.

    Quais são as exigências do Bolsa Família em 2023?

    Por fim, agora vamos falar sobre aquelas que são consideradas as ações essenciais para manter o seu pagamento em dia, sem bloqueios ou qualquer tipo de interferência.

    Justamente essas são as exigências do Bolsa Família que agora foram pontuadas pelo novo governo e precisam ser levadas a sério. A saber, elas são divididas por áreas: na saúde e educação, por exemplo.

    Confira quais são as exigências para continuar recebendo o Bolsa Família:

    • Frequência escolar mínima para crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos;
    • Acompanhamento pré-natal de gestantes;
    • Acompanhamento nutricional para crianças de até 6 anos;
    • Atualização do caderno de vacinação conforme o previsto no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

    Quem descumprir essas regras pode acabar sofrendo algum tipo de transtorno. Ao que tudo indica, primeiramente o beneficiário é notificado; depois pode ter o benefício bloqueado; e caso não regularize, por fim, pode ter o pagamento cancelado. Por isso é importante seguir a risca todas as exigências.

    Fonte: Vinicius Colares/ pronatec.pro.com

    0

    Carregando a página, aguarde…