Pular para o conteúdo

Auxílio Brasil: Problemas? Saiba como recorrer ao benefício bloqueado ou suspenso

    Mais e mais pessoas hoje dependem dos serviços do Governo para pagar suas contas. Além disso, o benefício é usado para quitar dívidas, sustentar a família e, assim, evitar o sufoco no final do mês. Um exemplo disso é o Auxílio Brasil.

    No entanto, é comum ouvir relatos de beneficiários cujos recursos foram suspensos ou bloqueados. Como resultado, muitas pessoas perdem uma renda que é tão importante para garantir seu sustento.

    Diante disso, é possível resolver problemas com o Auxílio Brasil pelo celular sem precisar sair de casa? E quais são os problemas que podem levar ao bloqueio ou suspensão dos pagamentos? Abaixo explicamos tudo o que você precisa saber.

    O que pode levar à suspensão do Auxílio Brasil?

    Em suma, são muitos os motivos que podem levar à bloqueio/suspensão do Auxílio Brasil. Mas o principal é a falta de atualização dos dados no CadÚnico. Todas as informações podem serem atualizadas rapidamente na plataforma digital do Governo Federal.

    Em geral, o Departamento de Cidadania precisa saber sobre qualquer mudança na família. Tais como: aumento de salário, nascimento ou falecimento de membro, mudança de endereço, renda mensal e diversos outros.

    A seguir estão alguns motivos que podem levar ao bloqueio/suspensão e até cancelamento do Auxílio Brasil:

    • Comprovação de renda familiar acima de R$ 210 mensais por pessoa;
    • Mais de 2 anos sem atualização de informações no Cadastro Único;
    • Novo emprego formal que eleva a renda mensal do responsável pela família e;
    • Recebimento de outros benefícios previdenciários.

    Fonte da listagem acima: Ache Concursos.

    Como faço para contestar o bloqueio/suspensão do Auxílio Brasil?

    Se você acha que a suspensão, bloqueio ou cancelamento do benefício foi incorreta, você pode recorrer. Para isso, o beneficiário (titular) deve entrar em contato com o escritório do CRAS. Por este motivo é necessário atualizar todas as informações no Cadastro Único.

    Em qualquer caso, o Governo deve ser informado das seguintes alterações:

    • Alteração de residência ou alteração de endereço;
    • Elevação da renda familiar mensal;
    • Morte de um membro da família;
    • Mudança de escola (para crianças e adolescentes dependentes);
    • Nascimento de um novo integrante da família e;
    • Redução da renda familiar mensal.

    Fonte da listagem acima: Ache Concursos.

    Se você entrar em contato com as entidades CRAS ou CREAS, deverá trazer toda a documentação que comprove essas alterações. Depois disso, é só esperar que o Governo o inclua novamente na lista de beneficiários.

    Auxílio Brasil: Problemas? Saiba como recorrer ao benefício bloqueado ou suspenso
    Imagem: CashMe.

    Como faço para saber se o meu Auxílio Brasil foi bloqueado?

    Resumindo, existem várias formas de verificar se o seu Auxílio Brasil foi bloqueado. Ao solicitar um saque, o beneficiário vê automaticamente se o benefício foi suspenso ou bloqueado.

    Em geral, o sistema do Cadastro Único envia uma mensagem de texto ou e-mail informando referente a necessidade de atualização dos dados da família – ou problemas com as informações inseridas. Além disso, é possível visualizar o faturamento dos serviços pelo app Auxílio Brasil ou pela plataforma Caixa Tem.

    Contudo, cabe ressaltar que a suspensão ou bloqueio do Auxílio Emergencial também pode estar ligada a outros problemas que não dizem respeito aos dados do Cadastro Único. Para resolver o problema, é preciso entrar em contato direto com o pessoal da Caixa e saber o motivo da interdição.

    De maneira geral, o problema está relacionado aos dados da conta especificada para pagamentos. Seguindo as instruções da Caixa, você terá seu benefício de volta.

    Por fim, curtiu esta matéria? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos e familiares.

    0

    Carregando a página, aguarde…