Pular para o conteúdo

Auxílio Brasil, Auxílio Gás e desconto do Tarifa Social: Veja mais informações

    Quem pode receber de uma vez: Auxílio Brasil, Auxílio Gás e desconto do Tarifa Social? Desde o início deste ano, alguns cidadãos de baixa renda contam com três programas sociais: o Auxílio Brasil, o Auxílio Gás e a Tarifa Social.

    Em comparação aos outros, o Tarifa Social é o programa que possui mais beneficiários, com o total de  24 milhões de inscritos. Em segundo lugar, vem o Auxílio Brasil, que segundo o governo federal teve sua fila de espera zerada e alcançou a marca de 18 milhões de beneficiários em fevereiro. Por último temos o Auxílio Gás, com 5,6 milhões, porém a estimativa é de chegar a 22 milhões até setembro de 2023.

    Posso receber Auxílio Brasil, Auxílio Gás e desconto do Tarifa Social de uma vez?

    Segundo o governo federal, nada impede de um cidadão apto a se inscrever nos três programas, recebê-los ao mesmo tempo. Portanto, a resposta é SIM.

    O motivo é fácil de deduzir: todos esses programas usam o Cadastro Único como critério de seleção. Isto é, se o cidadão atender aos requisitos de todos os programas, poderá acumular os três benefícios de uma só vez.

    Quais são as vantagens?

    De forma resumida, o Auxílio Gás paga até metade do valor do botijão de gás de 13Kg (atualmente por volta de R$ 50). A Tarifa Social de Energia, que também utiliza dados do BPC, garante desconto de até 65% direto na conta de energia. Enquanto isso, o Auxílio Brasil, que foi criado para substituir o Bolsa Família, libera pagamento mínimo de R$ 400 para seus beneficiários.

    Sendo assim, é dessa maneira que cada programa seleciona seus inscritos:

    • O Auxílio Brasil utiliza a base de dados do Cadastro Único;
    • O Auxílio Gás: usa a base de dados do Cadastro Único e do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
    • Já o Tarifa Social usa a base de dados do Cadastro Único e BPC.

    Fonte: informebrasil.com.br

    0

    Carregando a página, aguarde…