Pular para o conteúdo

Atos ocorridos em Brasília podem afetar programas sociais como o Bolsa Família

    Neste último domingo, 8 de janeiro de 2023, os edifícios dos Três Poderes da República foram totalmente invadidos devido a “atos antidemocráticos”. O cenário caótico que aconteceu na cidade de Brasília (DF), gerou um alerta para o Governo Federal.

    Foi publicado um decreto de intervenção federal e com ele algumas diretrizes para o novo governo, que tomou posse no primeiro dia deste ano (2023), teve que serem alteradas.

    A partir de agora, a segurança pública será o ponto central de partida do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). E isso pode prejudicar programas de benefícios sociais, como por exemplo o Auxílio Brasil/Bolsa Família.

    O retorno do Bolsa Família

    A questão é que desde o início o governo pretendia iniciar o processo de retomada do Bolsa Família. Contudo, uma viagem de “substituição reversa”. Afinal, o programa Bolsa Família foi trocado para Auxílio Brasil há aproximadamente um pouco mais de um ano.

    O que o novo governo pretende é desfazer essa alteração, restabelecer o antigo nome, acrescentar um adicional de R$ 150 reais por mês para cada criança com até seis anos e incluir algumas regras que não eram mais aplicadas ao programa Auxílio Brasil. Todas as questões acima devem ser tratadas no primeiro trimestre do ano.

    Atos ocorridos em Brasília podem afetar programas sociais como o Bolsa Família
    Imagem: Agência Brasil – EBC.

    O mais novo Governo muda de foco – Bolsa Família

    A partir de agora, devido a segurança pública ter ficado em risco no último fim de semana em Brasília, o novo governo terá que se concentrar em outras questões. Por exemplo, na última segunda-feira, 9 de janeiro de 2023, foi realizada uma reunião com todos os 27 governadores do país para tratar especificamente sobre o assunto mencionado.

    A situação em si já mostra que a agenda do novo governo teve que ser superada com certa urgência. Nos próximos dias, o governo teria que se concentrar em anunciar as equipes dos novos ministros que tiveram sua posse recentemente, as soluções que serão impostas pelo Ministério da Fazenda, agora comandado por Fernando Haddad, as articulações para a retomada à época do programa Bolsa Família, entre outros assuntos que poderiam ser mencionados aqui. Mas o fato é que tudo isso tem que ser adiado, mesmo que por pouco tempo.

    Reconstrução e União

    A partir de agora, será prioridade perceber quais serão os próximos passos do mais recente governo, para trazer a paz ao país. Afinal, o lema do novo governo é: “União e Reconstrução”. Espera-se, portanto, que novos anúncios sejam feitos muito em breve, a fim de evitar que atos como o de domingo passado se repitam.

    Entre outras coisas, uma investigação deveria ser iniciada para determinar quais falhas de segurança ocorreram para que a invasão nos três poderes ocorresse tão rapidamente. Ao mesmo tempo também, terá todo o processo de identificação e penalidade aos invasores do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF.

    Por fim, curtiu esta matéria? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos e familiares.

    0

    Carregando a página, aguarde…