Pular para o conteúdo

ATENÇÃO: Veja esse ALERTA para os cidadãos com dívidas no CPF há mais de 5 anos

    Em março deste ano, o Serasa realizou um levantamento que revela que existem cerca de 70,71 milhões de pessoas com o nome sujo no Brasil, oque representa um aumento de 180 mil pessoas. Os inadimplentes ficam impedidos de ter acesso a diversas possibilidades financeiras, como a contratação de crédito.

    Para os bancos, aqueles que possuem o nome na lista de inadimplentes são considerados maus pagadores, o que faz com que essas pessoas tenham dificuldade até mesmo para abrir contas correntes nas instituições financeiras. O fato também preocupa bastante o governo federal, que vem trabalhando para oferecer descontos para que os negativados possam quitar suas dívidas.

    Muitas pessoas esperam cinco anos para a sua dívida caducar ao invés de realizar o pagamento das contas em aberto. No entanto, nós temos um recado para esse grupo de cidadãos.

    Alerta para quem tem dívidas abertas há mais de 5 anos

    Ao não realizar o pagamento de uma determinada dívida, a empresa credora tentará por diversas vezes negociar o valor com o cidadão para que a conta seja quitada. No entanto, caso o pagamento não seja realizado, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) será cadastrado na lista de inadimplentes de órgãos como o SPC e Serasa, o que pode gerar diversas dificuldades para a sua vida financeira.

    Acontece que os débitos em aberto há mais de cinco anos sem nenhuma espécie de pagamento são identificados em dívida prescrita. Com isso, os inadimplentes já não possuem a obrigação legal de realizar o pagamento da dívida, mas ela continuará existindo.

    De acordo com o informado pelo Serasa, as dívidas que são prescritas ainda podem ser cobradas fora de meios legais pela empresa credora. Vale ressaltar ainda que ao ser realizada a prescrição do crédito, órgãos fiscalizadores como o Serasa não podem mais cobrar o inadimplente.

    Motivos para pagar dívida prescrita

    Como citado anteriormente, o cidadão não terá mais a obrigação de arcar com o pagamento da dívida de forma legal. No entanto, isso não quer dizer que ela irá sumir. O ideal é que o pagamento seja realizado, pois as instituições financeiras e demais empresas ainda poderão ter acesso ao valor aberto em seu nome, de forma que o cidadãos seguirá sem acesso a possibilidade de crédito.

    Além disso, quanto mais o tempo passa, maior a dívida se torna, mas nem é por isso que é preciso se desesperar. Isso porque é possível se organizar para que o pagamento seja feito e você se veja livre do CPF negativado. Vale ressaltar ainda que as instituições financeiras oferecem diversos descontos para que o consumidor pague a conta em um valor mais baixo.

    Ademais, todo ano também são promovidos Feirões de renegociação de dívidas que oferecem excelentes oportunidades de descontos. Em alguns casos, os inadimplentes conseguem quitar os valores com um desconto de atṕe 90%.

    Fonte: Maria Fernanda/ pronatec.pro.com

    0

    Carregando a página, aguarde…