Pular para o conteúdo

ATENÇÃO: Governo anuncia os 3 motivos que levam ao cancelamento do Bolsa Família; Veja

    Com os cortes do Bolsa Família muitos beneficiários procuram entender os motivos que levam ao cancelamento do repasse, para evitar perder o benefício. Por isso, reunimos abaixo os 3 processos principais para o corte do pagamento.

    O Bolsa Família pode ser cancelado em 3 casos:

    1. Averiguação cadastral: quando são encontradas inconsistências cadastrais a partir do cruzamento de dados em bases administrativas. Geralmente essas inconsistências estão relacionadas à renda informada pelo beneficiário na inscrição do Cadastro Único. Nesse caso o benefício é bloqueado até que o beneficiário atualize os dados no CRAS, Centro de Referência da Assistência Social.
    2. Revisão cadastral: acontece pela falta de atualização do CadÚnico. Ainda que a família não tenha passado por alterações no endereço, telefone ou composição familiar, será necessário manter o registro atualizado, a atualização do CadÚnico deve ser feita no mínimo a cada dois anos.
    3. Fim da Regra de Emancipação do Auxílio Brasil: A regra será mudada a partir de junho, mas até o momento continua válida. Nesse caso, o programa continua atendendo por no máximo 24 meses as famílias que atingiram até duas vezes e meia o valor da linha de pobreza (R$ 210 no Auxílio Brasil), ou seja, R$ 525. As famílias que ultrapassam esse período deixam o programa.

    Qual é a frequência para atualizar os dados do Bolsa Família?

    Os dados cadastrais devem ser atualizados no mínimo a cada dois anos. No entanto, a cobrança pela atualização pode vir antes, caso o governo convoque a família para ir ao CRAS atualizar o cadastro, como tem acontecido atualmente.

    Alêm disso, as famílias também devem procurar o CRAS para atualizar o cadastro sempre que houver mudança na composição familiar, no endereço ou no contato.

    Caso o beneficiário tenha o seu benefício cancelado ele será informado por meio de mensagem no extrato bancário. Quem está em dúvida sobre a sua continuidade no programa também pode consultar a situação pelo aplicativo do Bolsa Família.

    Fonte:

    0

    Carregando a página, aguarde…