Pular para o conteúdo

Acesse e saiba se você perde o Auxílio Brasil caso consiga um emprego

    Mais de 14,5 milhões de famílias brasileiras começaram a receber o pagamento do Auxílio Brasil. O novo programa social do Governo Federal busca simplificar o antigo Bolsa Família, ao integrar políticas públicas e criar incentivos e trilhas de emancipação para o beneficiário.

    Neste primeiro momento, chega com um reajuste de quase 20% no tíquete médio pago às famílias e com a meta de zerar a fila de cadastrados e atingir 17 milhões de famílias brasileiras em dezembro.

    Quem está contemplado no Auxílio Brasil?

    Em entrevista concedida ao programa A Voz do Brasil nesta quarta-feira (17), o ministro da Cidadania, João Roma, esclareceu dúvidas sobre a nova iniciativa e enfatizou:

    “Todos os beneficiários do Bolsa Família estão automaticamente contemplados no Auxílio Brasil. Não é necessário um novo cadastro”.

    Qual a data de recebimento?

    O calendário de pagamentos do Auxílio Brasil é exatamente o mesmo do Bolsa Família. Em novembro, teve início no dia 17 de novembro e vai até o fim do mês. É feito como anteriormente, escalonado pelo Número de Identificação Social (NIS).

    Preciso me recadastrar?

    De acordo com o Ministério da Cidadania, todos os beneficiários do Bolsa Família estão automaticamente contemplados com o Auxílio Brasil. Por isso, não é necessário fazer novo cadastro.

    João Roma ainda destaca:

    “Além disso, vamos buscar zerar a fila. Todos aqueles que estão no Cadastro Único do Governo Federal e estão elegíveis ao programa, por se enquadrarem nas faixas de pobreza e extrema pobreza, serão incorporados. Já em dezembro a previsão é de que o pagamento chegue a 17 milhões de famílias”.

    Quais os benefícios previstos no Auxílio Brasil?

    O núcleo básico tem três benefícios: o Benefício Primeira Infância, o Benefício Composição Familiar e o Benefício Superação da Extrema Pobreza.

    Há ainda seis benefícios que interligam outras políticas públicas. São eles: o Auxílio Esporte Escolar, Auxílio Bolsa Iniciação Científica Júnior, Auxílio Criança Cidadã, Auxílio Inclusão Produtiva Rural, Auxílio Inclusão Produtiva Urbana e Benefício Compensatório de Transição.

    Quanto vou receber?

    O valor do tíquete do Auxílio Brasil é calculado de acordo com uma série de variáveis. Cada composição familiar e cada situação social é avaliada até chegar ao valor final do benefício do Auxílio Brasil.

    Se eu conquistar um emprego, perco o Auxílio Brasil?

    No programa anterior, quando a pessoa assinava uma carteira de trabalho, muitas vezes perdia o benefício.

    Agora, no Auxílio brasil, se você conseguir assinar a carteira, vai inclusive receber um estímulo para seguir adiante. Não só tem a permanência garantida no programa por um período, como recebe uma ajuda de R$ 200 para seguir adiante e se reinserir no mercado de trabalho e conquistar mais qualidade de vida para a sua família.

    Quem estava no Auxílio Emergencial pode receber o Auxílio Brasil?

    É possível receber o Auxílio Brasil desde que essa pessoa que recebia o Auxílio Emergencial esteja no Cadastro Único do Governo Federal e se enquadre na faixa de pobreza e extrema pobreza.

    A saber, muitos daqueles que recebiam o Auxílio Emergencial tinham faixa de renda superior. O programa emergencial foi destinado a mitigar impactos sociais das pessoas que estavam impedidas de desenvolver suas atividades na economia durante a pandemia.

    Canais de Atendimento

    Os beneficiários podem consultar os valores e outras informações sobre o Auxílio Brasil no antigo aplicativo do Bolsa Família ou pela Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania, por meio do telefone 121.

    Fonte: Diretoria de Comunicação do Ministério da Cidadania

    0

    Carregando a página, aguarde…