Neste ano, o Novo Auxílio Emergencial passará por uma triagem para definir quem poderá receber a nova leva de parcelas do benefício. A ideia é que os pagamentos comecem este mês e se estendam até junho, com valores que podem chegar a até R$ 375 .

O governo decidiu que em 2021 o número de pessoas a receberem o benefício será diminuído, por necessidade de redução da folha orçamentária do Auxílio Emergencial. A triagem será feita pelo Ministério da Cidadania a partir de beneficiários já cadastrados que recebiam as parcelas anteriormente.

Quem receberá o Novo Auxílio Emergencial em 2021?

O Governo Federal, em parceria com a Caixa Econômica Federal, utilizou um banco de dados para realizar uma pesquisa minuciosa a fim de detectar beneficiários que realmente tenham direito ao auxílio.  Por isso, apenas quem se enquadra nas especificações do Auxílio receberá o benefício nesta nova leva.

A análise será feita a partir da autodeclaração de renda dos beneficiários enviada em 2020. Com esses dados, o governo formulará uma lista com nomes de cidadãos que ainda terão direito ao benefício. Portanto, diferentemente do ano passado, em 2021 não será necessária inscrição no portal e os pagamentos serão feitos automaticamente.

Em relação aos valores de renda exatos, os números ainda não foram divulgados. A premissa é que sejam mantidos os mesmos do ano passado, mas com número de beneficiários reduzido.

Fonte: Notícias Concursos