Pular para o conteúdo

7 sugestões para evitar que seu cartão de crédito seja clonado

    A Operação Singular 2, lançada pela Polícia Federal (PF) na semana passada, também tem como alvo golpistas que focam em crimes financeiros, como roubo de dados e clonagem de cartão de crédito. Além dos danos morais e financeiros sofridos pelas vítimas, estima-se que esse tipo de fraude seja responsável por um prejuízo anual de R$ 125 milhões para o comércio e instituições bancárias.

    A clonagem de cartão de crédito não é um crime pequeno, afetando organizações com amplo alcance nacional e técnicas avançadas de roubo de dados. Por isso, você deve ter muito cuidado para manter seus dados bancários seguros e evitar a clonagem de qualquer cartão, seja físico ou virtual. Abaixo estão algumas recomendações do consultor de inteligência de ameaças da ICTS Protiviti, Juan Riquelme Marin Santos.

    7 dicas para evitar a clonagem do seu cartão de crédito

    1. Use Cartões Virtuais: Hoje, a maioria dos bancos e empresas de cartão de crédito permitem que seus clientes gerem cartões virtuais temporários e permanentes para compras online. Esse recurso garante mais segurança nas negociações, mesmo em sites grandes e conhecidos. O cartão virtual temporário sempre pode ser a melhor opção, pois esse recurso faz com que o cartão expire logo após a compra.

    2. Evite usar cartões em pequenos estabelecimentos: algumas gangues usam esquemas para roubar detalhes de cartões em máquinas de pagamento. Segundo o especialista, é mais provável que pequenos negócios e vendedores ambulantes carreguem esse tipo de sistema em suas máquinas. Nestes locais existe a possibilidade de pagar com Pix.

    3. Cubra o teclado para digitar a senha: Essa dica não é nova, mas ainda é muito útil. É possível que as quadrilhas instalem estrategicamente câmeras em estabelecimentos, incluindo bancos e balcões 24 horas, para capturar senhas. Por isso, é importante dificultar a leitura de suas senhas, inclusive em caixas eletrônicos.

    4. Não dê o cartão para mais ninguém: É comum o lojista pedir o cartão se a transação não for aprovada inicialmente. Essa prática pode permitir que os dados do cartão sejam capturados por uma câmera, permitindo o roubo de dados. Também é possível que a transação seja levada para uma máquina mais distante da linha de visão do cliente, o que também pode permitir o roubo de dados bancários.

    5. Não acredite nas ligações dos bancos sobre fraudes: desde meados da semana passada, o Banco Itaú vem alertando sobre fraudes de proprietários em um anúncio. Se você for contatado por alguém que se faça passar por funcionário do banco, não faça nada conforme solicitado e em hipótese alguma dê seu cartão a alguém que se faça passar por dono do banco, mesmo que o cartão esteja perfurado.

    6. Saiba quando sua senha pode ser solicitada: Sua senha só é necessária em caixas eletrônicos, compras físicas, máquinas de cartão e para confirmar transações bancárias por meio de seu aplicativo bancário, por exemplo, com transferência via Pix. Qualquer outro caso deve ser verificado com cuidado, pois pode ser uma farsa.

    7. Fique de olho na conta: os bancos permitem que seus clientes acompanhem suas transações em tempo real. Esta dica não é sobre como evitar um clone, é sobre como descobrir mais rápido se um golpe está sendo cometido. Se você notar ou não se lembrar de alguma compra estranha, entre em contato imediatamente com o banco e informe que você não reconhece uma determinada compra e forneça a data, valor e local da compra.

     

    0

    Carregando a página, aguarde…